quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

alguma coisa me fez acordar


Esfriou de noite. Procurei a coberta e achei. Me cobri e me virei, o pensamento embaralhado de sono e frio. A TV que não estava ligada, ligou. Não entendi bem porque, mas procurei o controle na cama. Pensei que tivesse rolado pra cima dele ou algo do tipo... Senti o tremor e assustei. Havia me esquecido que o chão agora, tremia de vez em quando.

Os dias já não eram mais os mesmos... As noites, muito menos. Foi difícil de compreender, mas logo chegamos a um consenso de que não havia muito mais o que fazer, a não ser se acostumar com isso. E assim o fizemos.  É impressionante o grau de assimilação do ser humano, digo, quando a primeira tartaruga se mexeu, parecia que o mundo ia acabar, a gente saia nas ruas e só via os olhos das pessoas abatidos, olhando sem prestar muita atenção. Aquela sensação horrível de não saber o que está pra acontecer e de não poder fazer absolutamente nada pra mudar. Imagino que tenha sido assim que as pessoas do 11 de setembro tenham se sentido ao ver o segundo avião chegando. Mas isso teve uma escala muito maior. E talvez um pavor menos imediato. Quero dizer, quando você vê um avião indo em direção a um prédio, você sabe o que esperar. Mas quando os geólogos descobrem que a série de pequenos tremores que estavam afetando a Europa e a Ásia continental, nada mais era do que os leves movimentos de uma espécie de tartaruga titânica que carrega o continente no seu casco, você não sabe ao certo o que sentir.

Admito que fiquei mais empolgado do que assustado. E que foi difícil esconder o sorriso quando as Américas e a África “acordaram” no intervalo de uma hora de diferença, em pleno primeiro dia do ano. Um ano novo com, definitivamente, vida nova. Estudiosos sugeriram o início de um novo calendário, “Antes do Despertar e Depois do Despertar”. Houve muita discussão, o Vaticano seguiu irredutível. A adoção do sistema novo foi bem dividida pelo mundo. A maioria dos países predominantemente católicos continuou contando da antiga forma. O Brasil seguiu contra a maré e adotou um sistema duplo.

A questão principal é que estamos convivendo bem com isso. Tirando a bola saindo da marca de pênalti de vez em quando, estamos conseguindo lidar muito. A Europa ficou até uns 15 metros mais próximos daqui, não que vá mudar algo no clima ou qualquer coisa, mas enfim... é mais uma pequena mudança trazida pelas tartarugas.

O fato é que eu acordei, e não foi pelo balanço das tartarugas, ao qual já me acostumei.

Apesar da grande maioria das pessoas estarem já habituadas a isso, o que prova a incrível capacidade de adaptação do ser humano, de que, apesar de termos medo do desconhecido, depois que isso passa a conviver conosco, logo nos acostumamos e não vemos mais como algo de outro mundo. Foi assim com a televisão, os telefones celulares, a internet e agora as tartarugas. (Surgiu inclusive uma religião baseada em louvar esses seres titânicos, que, por sua vez, nas crenças pagãs, foram identificadas em antigas escrituras como manifestações de Gaia quando o planeta mais se encontrasse em desequilíbrio).

O ponto principal é que havia um nicho que não se deu por “vencido” (como se estivéssemos perdendo alguma coisa). Que na verdade, eram um 5 ou 6 que não admitiam a existências de seres vivos, quiçá pensantes, mais poderosos e imponentes que eles. E foi esse nicho de 5 ou 6 que decidiu bombardear a Tartaruga Oceania com torpedos de fissão nuclear.

Eu sinceramente acho que nada vai acontecer com ela. E na verdade espero que não. Talvez sirva de lição pra esse nicho que não sabe lidar com tal mudança. Mas admito que se eles conseguirem realmente algum resultado, eu é que não vou saber lidar muito bem com essa.

4 comentários:

Biroli disse...

hauhahauahuhua muito bom!
eu ainda acredito que a Terra é um ovo e vai nascer um bichão de dentro

Diego Belini disse...

Hauehauheuah, puta merda cara, muito bom heim... gostei bastante, bastante mesmo... nível de HQ épica de qualidade, da pra fazer um filme...

Liene Saddi disse...

"tirando a bola saindo da marca de pênalti de vez em quando..." hahahaha muito legal mesmo, moço!! :)

o texto está ótimo, faz a gente pensar um pouquinho nessa falta de controle que o homem tem sobre o mundo, e que tanto assusta a alguns...

Quirino disse...

EU TENHO MEDO, EU TENHO MEDO!

Muito bom mesmo! Deu vontade de fazer um desenhi disso aí! Tartaruga nada de costas? :S