terça-feira, 13 de outubro de 2009

História da Química

A pré-história engloba a chamada Idade da Pedra, quando os homens se utilizavam de objetos de pedra (machados, facas, etc.). Talvez por volta de 5000 a.C. os homens fabricaram os primeiros objetos de ouro e prata, materiais que na natureza já se encontram na forma metálica. Por volta de 3000 a.C. na Mesopotâmia (hoje, Iraque), obteve-se o bronze (liga metálica de cobre e estanho), iniciando-se assim a chamada Idade do Bronze; com esse material se fabrica armas e utensílios domésticos mais leves e resistentes. Foram provavelmente os assírios, por volta de 1500 a.C. os primeiros a obter o ferro (Idade do Ferro), e com ele novas armas e utensílios foram produzidos. Criavam-se assim as técnicas metalúrgicas, isto é, o processos de se obterem e transformarem os metais e ligas metálicas, que são também processos químicos.

Por volta de 1400 a.C., os egípcios já haviam atingido um alto grau de desenvolvimento, não só na Química metalúrgica mas também no que poderíamos chamar de Química doméstica. Trabalhavam com o ferro, o ouro, a prata e outros metais; fabricavam o vidro; produziam o papiro para a escrita; sabiam curtir o couro e extrair corantes, medicamentos e perfumes das plantas; fabricavam bebidas fermentadas semelhantes à cerveja, etc. Não podemos esquecer que, na conservação de suas múmias, os egípcios atingiram níveis de perfeição que são admirados até hoje.

Muitos desses conhecimentos egípcios passaram para outros povos do Oriente Médio (fenícios, hebreus, etc.) e, posteriormente, para os gregos e os romanos. É interessante também salientar que, na mesma época e muito longe dessas civilizações — na China —, também eram desenvolvidas técnicas apuradas, como as de produção do vidro e da porcelana.

No entanto é importante observar que, apesar de por volta de 400 a.C. já se conhecerem muitos produtos químicos (óxidos de ferro, de cobre e de zinco, sulfatos de ferro e de cobre, etc.) e muitas técnicas de transformação química (fusão, dissolução, filtração, etc., por aquecimento com fogo direto, em banho-maria, etc.), não existiam explicações para esses fenômenos. Os povos antigos se preocupavam mais com as práticas de produção das coisas do que com a teoria ou com explicação dos porquês de as coisas aconteceram.

Foram os filósofos gregos da Antigüidade os primeiros que se preocuparam com a explicação dos fenômenos. Os povos antigos se preocupavam mais com as práticas de produção das coisas do que com a teoria ou com explicação dos porquês de as coisas acontecerem.

Foram os filósofos gregos da Antigüidade os primeiros que se preocuparam com a explicação dos fenômenos da natureza. Assim, por exemplo, Demócrito (460-370 a.C.) afirmavam que todas as coisas deste mundo (um grão de areia, uma gota de água, etc.) poderiam ser divididas em partículas cada vez menores, até se chegar a uma partícula mínima que não poderia mais ser dividida e que seria denominada átomo (do grego: a, "não", e tomos, "partes"); essa idéia, que não se firmou na época, só veio a renascer na Química, muitos séculos depois.

Aristóteles (384-322 a.C.), um dos maiores filósofos gregos da Antigüidade, acreditava, ao contrário de Demócrito, que a matéria poderia ser dividida infinitamente e que tudo o que existia no Universo era formado pela reunião, em quantidades variáveis, de quatro elementos: terra, água, fogo e ar.

Considerando que, durante séculos, eram trabalhos completamente distintos e separados o dos artesãos, que faziam as coisas, e o dos pensadores, que tentavam explicar os fenômenos, é fácil concluir por que a Ciência, e em particular a Química, levou tanto tempo para progredir. De fato, as próprias idéias de Aristóteles permaneceram praticamente inalteradas, orientando a Ciência, por quase 2000 anos!

Na Idade Média (aproximadamente entre os anos de 500 a 1500 da era cristã) se desenvolveu, entre árabes e europeus, a ALQUIMIA, cujo sonho era descobrir o elixir da longa vida, que poderia tornar o gomem imortal, e a pedra filosofal, que teria o poder de transformar metais baratos em ouro. Os alquimistas não conseguiram chegar às metas sonhadas, mas ao longo de suas pesquisas acabaram produzindo novos materiais, como o álcool, o ácido sulfúrico, o ácido nítrico, etc., fabricando novos aparelhos, como o almofariz, o alambique, etc., e aperfeiçoando novas técnicas, como a destilação, a extração, etc. Apesar de ser uma " arte secreta", onde se misturavam idéias de Magia, Ciência e novas práticas químicas, a Alquimia contribuiu muito para o desenvolvimento da técnica, embora não tenha contribuído para o desenvolvimento das explicações dos fenômenos químicos.

No século XVI, na Europa, os pesquisadores abandonaram o "sonho" da Alquimia e partiram para caminhos mais realistas e úteis, principalmente a produção de medicamentos, principal objetivo da IATROQUÍMICA, onde se distinguiu o médico Paracelsius (1493-1541). Com isso, novas substâncias, aparelhagens e técnicas foram surgindo. Um fato importante dessa época foi o aparecimento das primeiras sociedades científicas, onde os cientistas se reuniam para trocar informações sobre suas descobertas.

Em 1661, o filósofo inglês Robert Boyle (1627-1691) publicou o livro O químico cético, onde criticava as idéias de Aristóteles sobre a "teoria dos quatro elementos". Tentava-se então buscar explicações mais lógicas para os fenômenos químicos.

No século XVIII, firmou-se realmente o caráter científico da Química. Vários gases foram descobertos e estudados. Lavoisier, com a introdução da balança em seus experimentos, conseguiu pesar os materiais envolvidos antes e depois de uma transformação química, notando então que a massa permanecia constante. Podemos dizer que, nos séculos XVIII e XIX, com os trabalhos de muitos cientistas, surgiu a QUÍMICA MODERNA, que já proporcionava uma explicação lógica para a existência de muitos materiais diferentes e suas possíveis transformações químicas.

É importante notar também que a partir dessa época se juntou o trabalho experimental feito em laboratório (trabalho prático) com a correspondente busca das explicações da natureza da matéria e as razões de suas transformações químicas (trabalho teórico).

No século XIX ocorreu um desenvolvimento extraordinário na Química, tanto em sua parte prática como na parte teórica. Na prática, foram descobertos vários novos elementos químicos e produzidas muitas novas substâncias químicas. Na teoria, consolidaram-se as idéias de ÁTOMO, principalmente devido aos trabalhos de John Dalton (1766-1844) e de MOLÉCULA, principalmente por Amedeo Avogadro (1776-1856); Dimitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907) conseguiu ordenar os elementos químicos, de forma racional, em sua TABELA PERIÓDICA. É muito importante notar também que, em decorrência desse "casamento" da prática com a teoria, houve um grande desenvolvimento das técnicas de análise e síntese químicas. A análise química procura responder à pergunta "quais, quantos e como os elementos (átomos) estão reunidos nas substâncias (moléculas)?"; a síntese química procura explicar "como podemos transformar as substâncias de maneira a produzir novas substâncias?".

Essa complementação da prática com a teoria e vice-versa continuou e continua se aprofundando até hoje. Por isso tivemos, no século XX, um progresso fabuloso da Química.

Com o uso de equipamentos modernos (eletrônicos, computadores, raio laser, etc.), a Química teórica conseguiu determinar as estruturas dos átomos e das moléculas, com precisão cada vez maior. Também a Química experimental evoluiu extraordinariamente; por exemplo, somente entre 1960 e 1969 conseguiu-se sintetizar cerca de 1,2 milhão de novos compostos conhecidos ultrapassa a casa dos 10 milhões. Tudo isso acabou sendo aplicado nas indústrias, resultando numa vasta tecnologia química, com a fabricação de milhares e milhares de novos produtos: plásticos, tecidos, borrachas sintéticas, medicamentos, tintas, corantes, etc.

Autoria: Natália Menezes

27 comentários:

André Turtelli Poles disse...

Pô, Carlão...

carlosdias disse...

na tentativa de justificar...

sem tempo
e sem nenhum programa grafico no computador...

André Turtelli Poles disse...

avacalhou ae hein, dom! =P

Henrique Barone disse...

Não li e não vou ler...ehehehe
A não ser que seja interessante...é?eheheheh
ABS

carlosdias disse...

nem é interessente henrique

é chato pra cacete, como a quimica sempre foi... a historia dela então :S

Biroli disse...

po eu curtia quimica...mais que fisica e matematica pelo menos hauhahaaa


não li, foi mal =p

o/

André Turtelli Poles disse...

Fail.

Clá disse...

¬¬

Diego Belini disse...

Historia Química ?
...Ué se num faz Designe?

=P


Pô Carlão já que é pra chutar o balde, que pelo menos fizesse alguma coisa sua menos chata, tipo um quadrinho sem sentido ou coisa assim...

Henrique Barone disse...

Eu voto por tiramos o post do blog...AuHAuHuHauAHUHAUAhuHA...

Biroli disse...

o/

nossa q chatao!

huahaahhahaha

Diego Belini disse...

Aow!

Chato?... hmmf... Num é pra tanto, o Carlão apenas fez uma brinks que não surtiu o efeito desejado, não foi a primeira vez que alguém fez algo que não agradou a todos, e também não é a ultima.

Mas também não precisa começar uma ditadura por causa disso, deixe ele se expressar do jeito que ele quiser, alias qualquer um pode e deve se expressar do jeito que mais lhe agradar isso é constitucional...

André Turtelli Poles disse...

Opa!
Acho que o Iopa tava falando do Henrique! =P

Rafito! disse...

Hheuueuheuheuh
Acho que ele tava falando do Henrique mesmo :D
Poxa Carlão, ainda não li viu. Mas logo logo pego pra ler. Vou procrastinando isso até uma hora :D
Poxa, mas acho que seria mais legal se fosse um texto seu meu =D Sei lá, inventando uma história louca pra química ou algo do tipo =D Mó copy/paste né =P
Bjocas!

Diego Belini disse...

Eu sei que é o pro Henrique galera, inclusive estou incrementando o que o Yopa falou, se vocês perceberem eu quis dizer "Chato? ...e bota chato nisso"... É que que todo mundo está falando cada vez mais mal do negocio... nem foi tão ruim, foi uma brincadeira que quase ninguém entendeu ué... pessoal ai tem que ser mais flexível também...

André Turtelli Poles disse...

Ahhhh tá!
Entendi!

Diego Belini disse...

HA! e tem mais... acho que a coisa não é mesmo pra ler, é só pra causar o impacto, tipo: Tema "HQ", post "Historia da Química", não precisa ler, é só saber que ele existe e está ai, de acordo com o tema com o tema....

Rafito! disse...

Tópico mais polêmico da soubre até agora hein! \o/
Mas eu vou ler sim =D

Diego Belini disse...

gaguejei no fim de texto ali..ahUHaUHAuHAuhA... bem polêmico

André Turtelli Poles disse...

aproveitando a audiência:

ontem eu e a clá tentamos colocar o post dela, mas a imagem tá beeeeem grande, tipo uns 7000x450, só que aí quando eu upo ela no blogger ela diminui um bocado, ficando ruim de ver e tal. Alguém sabe como upá-la no tamanho original?

Carlão?
=D

duds disse...

blerg... próximo..

duds disse...

quanto a imagem da clarisse... hospeda em outro lugar e joga o link pra-K.. acho q rola

Rafito! disse...

Chegou a ler inteiro, Carlão?

Isabela Coelho Dourado disse...

Acho que todo mundo já falou tudo aki! o que devia e o que não devia tbm... hehehe Mas eu só tenho 4 palavras: Boua piada mal executada! UAHuhaUHAUhauHAU ;P

Fer disse...

Nuossa....deu preguiça! hehhehehe

Unknown disse...

Nossa, que doidera isso, perdao mas nao vou ler inteiro so pelos comentarios hahahaah

Rafito! disse...

Ah, como não respondeu a pergunta vou entender que a resposta é negativa =P